Editorial

Ana Maria Seixas, Preciosa Fernandes, Manuel Jacinto Sarmento

Resumo


O número 2 da Revista Investigar em Educação tem como tema central Novas Profissionalidades em Educação. Esta opção insere-se no propósito de contribuir para um debate alargado sobre problemáticas contemporâneas decorrentes das transformações políticas, organizacionais e epistemológicas ocorridas nas sociedades, e suas implicações na reorganização no mundo do trabalho. Na verdade, e no que à educação diz respeito, as alterações nos contextos escolares, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e a revalorização simbólica do espaço local, privilegiando o trabalho em rede, a participação e a lógica de projeto, concorreram para a diversificação e multiplicação dos profissionais que atuam nos campos da educação e da formação e para a emergência de novas profissionalidades. O cenário educativo é hoje configurado por rotas profissionais hibridas e disputadas por vários atores, apresentando-se, assim, como um espaço complexo e, simultaneamente, apelativo à investigação. Neste sentido, o principal obejtivo deste segundo número temático da revista Investigar em Educação é contribuir para problematizar e refletir sobre profissionalidades emergentes em educação e formação, constituindo-se, deste modo, num canal de divulgação de conhecimento produzido neste domínio. A diversidade dos enfoques dos artigos aprovados é bem emblemática quer da complexidade que carateriza o campo educacional, quer de problemáticas que têm constituído objeto de estudo das Ciências da Educação.

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ISSN: 2183-1793