O projeto Eco-sensors4Health: explorando a integração significativa das TIC nas práticas letivas da formação inicial de professores

Cristina Azevedo Gomes, Anabela Novais, Isabel Abrantes, Maria João Silva, Dinis Saraiva, Leonor Dias

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo exploratório integrado no projeto Eco-sensors4Heatlh. Este projeto pretende empoderar as crianças do 1.º ciclo do ensino básico na promoção da saúde ambiental nas suas escolas. Utilizando a tecnologia as crianças monitorizam indicadores de saúde ambiental do seu meio e propõem, de forma participada e colaborativa, soluções para ambientes mais saudáveis e sustentáveis. 

O estudo envolveu oito estudantes de licenciatura em Educação Básica. A partir dos seus contextos de Iniciação à Prática Profissional, desafiaram crianças de duas turmas do ensino básico a investigar sobre o conforto térmico das suas escolas e a propor ações de melhoria da qualidade ambiental.

A importância de trabalhar com estudantes, futuros professores, contextos de aprendizagem significativa, numa abordagem transdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico, e mobilizando recursos digitais do dia a dia, como tablets e sensores físicos, é discutida tendo como referencial as três esferas de conhecimento do modelo TPACK e as suas múltiplas interseções. Os resultados recolhidos na observação participante ao longo de todo o processo, e a análise dos resultados de um grupo foco realizado com as estudantes, apontam para o seu crescimento profissional, designadamente na sua capacidade de articular conteúdos e contextos no desenho e avaliação de cenários de eco-aprendizagem que promovam uma educação mais cidadã.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença Creative Commons
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2183-1793