O projeto Eco-sensors4Health: explorando a integração significativa das TIC nas práticas letivas da formação inicial de professores
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo exploratório integrado no projeto Eco-sensors4Heatlh. Este projeto pretende empoderar as crianças do 1.º ciclo do ensino básico na promoção da saúde ambiental nas suas escolas. Utilizando a tecnologia as crianças monitorizam indicadores de saúde ambiental do seu meio e propõem, de forma participada e colaborativa, soluções para ambientes mais saudáveis e sustentáveis.
O estudo envolveu oito estudantes de licenciatura em Educação Básica. A partir dos seus contextos de Iniciação à Prática Profissional, desafiaram crianças de duas turmas do ensino básico a investigar sobre o conforto térmico das suas escolas e a propor ações de melhoria da qualidade ambiental.
A importância de trabalhar com estudantes, futuros professores, contextos de aprendizagem significativa, numa abordagem transdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico, e mobilizando recursos digitais do dia a dia, como tablets e sensores físicos, é discutida tendo como referencial as três esferas de conhecimento do modelo TPACK e as suas múltiplas interseções. Os resultados recolhidos na observação participante ao longo de todo o processo, e a análise dos resultados de um grupo foco realizado com as estudantes, apontam para o seu crescimento profissional, designadamente na sua capacidade de articular conteúdos e contextos no desenho e avaliação de cenários de eco-aprendizagem que promovam uma educação mais cidadã.
Texto Completo:
PDFApontadores
- Não há apontadores.
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
ISSN: 2183-1793