Abordagem pedagógica integrada na educação pré-escolar: o projeto Kiitos@21st Century Preschools

Amélia Jesus Marchão, Susana Porto, Teresa Coelho

Resumo


O Projeto Kiitos@21st Century Preschools é um projeto internacional financiado pelo Programa Erasmus+  que visa uma abordagem pedagógica integrada na educação pré-escolar, promovendo a aprendizagem de uma segunda língua (inglês), a educação musical e as competências para o século XXI. No contexto da investigação que se tem vindo a realizar no projeto, e que objetiva avaliar a eficácia da sua implementação, destacamos nesta comunicação a análise das representações dos docentes nele envolvidos. A investigação desenvolvida tomou a forma de um estudo de caso, e entre outros instrumentos de recolha de dados, foi construído um questionário estruturado em cinco secções a partir das quais se tentaram identificar as representações dos docentes sobre o projeto em geral, especificando os contributos para a aprendizagem das crianças e as oportunidades formativas oferecidas aos próprios docentes, em prol da melhoria da sua ação educativa. Em termos gerais, os resultados permitem reconhecer os contributos do Projeto Kiitos@21st Century Preschools para a aprendizagem das crianças e para a melhoria da ação educativa da responsabilidade dos docentes participantes.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença Creative Commons
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2183-1793