“Adios… che l’avventura cominci! :)”: a construção da imagem de si enquanto motor da relação intercultural

Maria Helena Araújo Sá, Ângela Espinha

Resumo


O “diálogo intercultural” tem vindo a ser um conceito progressivamente integrado nos discursos educativos, sendo a Didática de Línguas uma das áreas que ele mais tem inspirado. Efetivamente, abordar as línguas implica, metonimicamente, abordar as culturas, e trabalhar, em contexto pedagógico, o diálogo entre línguas, é sempre trabalhar o diálogo entre sujeitos de universos culturais diversos e plurais. Neste texto, propomo-nos debruçar sobre estas questões no âmbito de uma das atuais correntes em Didática de Línguas, a intercompreensão (IC), a qual se foca na educação para a diversidade linguística e cultural e para o desenvolvimento da competência intercultural. Assim, neste estudo, apresentaremos uma proposta didática orientada para o desenvolvimento da IC entre alunos do ensino secundário de diferentes países de línguas românicas (LR), com recurso a uma plataforma de comunicação a distância, analisando a forma como os sujeitos manifestam a sua disponibilidade e vontade de entrarem em relação através do modo como “se comunicam” uns aos outros, do ponto de vista linguístico-cultural, nos espaços “perfis” e “fóruns de discussão” da plataforma.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença Creative Commons
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2183-1793