Editorial

Gabriela Portugal, Catarina Tomás

Resumo


Neste número de Investigar em Educação, na primeira parte, compreendendo os artigos encomendados, são publicados dois textos que permitem construir uma visão sobre questões teóricas que se prendem com o tema selecionado - Educação entre Culturas. O primeiro artigo encomendado sobre o tema de capa de Marta Araújo discute a constituição na sociedade portuguesa da indústria da interculturalidade. A autora defende que esta propaga um conjunto de conceções, diagnósticos e medidas relativas à diversidade que auxiliam a legitimação de determinadas intervenções políticas e perpetuam as desigualdades étnico-raciais na educação. Da autoria de Maria Helena Araújo e Sá e Ângela Espinha, o segundo artigo insere-se no campo da Didática das Línguas e, abraçando o conceito de diálogo intercultural, debruça-se sobre a educação para a intercompreensão e diversidade linguística e cultural. Apresenta uma leitura do diálogo entre línguas ocorrido entre estudantes de ensino secundário de universos culturais diversos a partir de uma plataforma de comunicação à distância.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença Creative Commons
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2183-1793