A perceção dos participantes em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário: Estudo de Caso

Filipa Canelas, Nair Rios Azevedo

Resumo


Os Centros Novas Oportunidades (CNO) foram o centro do desenvolvimento do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades (INO). Entre 2005 e 2011 foi uma das grandes apostas do governo português para transformar o nível secundário no patamar mínimo da qualificação da população, introduzindo a possibilidade dos adultos evoluírem na sua qualificação e certificação.
Esta investigação teve como objetivo principal conhecer a perceção dos adultos acerca das implicações que a frequência no Processo de RVCC de Nível Secundário teve quer na dimensão profissional, quer formativa e pessoal. O trabalho procurou, com base em um Estudo de Caso, e por meio de questionários, entrevistas e análise documental, respostas para as nossas questões de investigação. Espera-se poder contribuir para a melhoria das práticas profissionais nos centros de qualificação profissional e, também, para o crescimento do conhecimento científico no âmbito do reconhecimento de adquiridos.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença Creative Commons
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2183-1793