Editorial: Mundo digital e educação

António José Osório, Manuel Jacinto Sarmento

Resumo


É dada à estampa, com um atraso considerável, que se deve a razões editoriais, das quais pedimos desculpa aos nossos autores e leitores, o sexto número da 2.ª série da Revista Investigar em Educação. O tema de capa é dedicado às relações entre o mundo digital e a educação. A presença de dispositivos e sistemas digitais nas várias esferas da vida das pessoas tornou-se banal, invadindo os quotidianos e marcando tanto as rotinas individuais como as relações interindividuais e os processos coletivos. Estando possivelmente ultrapassada uma perspetiva de mera identificação e reconhecimento do fenómeno, constitui, no entanto, uma agenda profundamente atual equacionar e aprofundar as temáticas relacionadas com as formas de individual e coletivamente se lidar com as consequências da integração de tecnologias digitais na educação. A exemplo do que vem sucedendo em muitos outros contextos sociais, a presença do mundo digital nas aprendizagens e nas instituições educativas faz-se contínua e incessantemente, ainda que, por vezes, de modo inatendido ou sob formas não intencionalizadas de condução da ação pedagógica. A compreensão das dinâmicas relacionais entre mundo digital e educação, das interrogações que suscita e dos processos de controlo e de administração da relação que são promovidos, carece ainda de um maior aporte heurístico de problematização baseado em investigação teórica e aplicada, na qual se possam explicitar e interrogar os sentidos e resultados das propostas pedagógicas e das políticas públicas que põem em equação a escola e a educação e as tecnologias de informação e comunicação.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença Creative Commons
A Revista Investigar em Educação da SPCE está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2183-1793