Normas de Colaboração

1. Em todos os números da revista serão publicados artigos especialmente encomendados e ou selecionados e artigos decorrentes de um processo de admissão de artigos submetidos a avaliação em sistema de double blind.

2. Os artigos para publicação deverão ser acompanhados de carta onde o autor declare autorizar a sua publicação em regime de exclusividade na Língua Portuguesa.

3. Na 1.ª página do trabalho devem constar as seguintes informações:

Título do artigo

Identidade do autor (nome literário e instituição onde trabalha)

Em folha separada deverão constar de novo o título do artigo bem como o endereço atual e contactos.

4. Os artigos deverão seguir os seguintes critérios de formatação:

a) Não deverão ultrapassar a dimensão máxima de 30 páginas (espaços incluídos);

b) O espaçamento entre linhas deverá ser duplo (2,0);

c) As margens serão: Direita 2,0 cm; Esquerda 3,0 cm; Superior 3,0 cm; Inferior2,5 cm;

d) A fonte a adotar em todo o corpo do texto será a “Times New Roman”, tamanho 12 pontos. O tamanho para as citações destacadas no corpo do texto será de 11 pontos e as notas de 10 pontos. Estas devem se reduzidas ao mínimo, e numeradas sequencialmente, sendo publicadas no final do texto;

e) Os parágrafos do corpo do texto começarão na primeira linha com um avanço da esquerda de 1,5 cm. O texto deverá ter um alinhamento justificado e sem espaçamento entre parágrafos;

f) Citações até 40 palavras deverão surgir na continuidade do texto entre aspas duplas (“…”). As citações com mais de 40 palavras deverão ser destacadas num bloco de texto sem aspas, com um avanço da esquerda de 1,5 cm, “Times New Roman”, tamanho 11. Deixar uma linha antes e uma linha depois.

g) Figuras, tabelas e imagens: deverão aparecer centradas no corpo do texto e numeradas. Os respetivos títulos deverão aparecer em cima, enquanto a fonte deverá aparecer em baixo. Estes elementos deverão aparecer o mais próximo possível do texto onde se referenciam. Deve deixar-se uma linha em branco antes e depois destes elementos.

5. Resumos. Em folhas separadas, deve ser enviado um resumo em português e títulos e resumos do artigo em inglês (Abstract) e em francês (Résumé). Os resumos não devem exceder as 150 palavras. Na linha a seguir ao resumo os autores deverão indicar três (3) palavras-chave, em português, inglês e francês.

6. A revisão e correção prévia do manuscrito final será da exclusiva responsabilidade dos autores. Só depois de o fazerem, deverão proceder à edição e gravação final do texto que deverá ser remetido à Revista Investigar em Educação no duplo formato Word (*.doc/*.docx) e *.pdf. Os ficheiros deverão vir identificados com o apelido do autor (ou do primeiro autor se o texto for em coautoria).

7. Em relação às referências bibliográficas, a incluir no final do artigo, a Comissão Editorial adota as normas APA (6ª Ed, 2010) [www.apastyle.org], no entanto, com uma alteração visível no nome dos autores. Assim, nas referências bibliográficas em vez de se visibilizar apenas por extenso o(s) apelido(s) do(s) autor(es), introduz-se como regra que se apresente igualmente por extenso o(s) nome(s) do(s) autor(es).